27/01/2020

5 Dicas para curtir a farra do carnaval sem perder a saúde e sem sair da dieta

O carnaval está chegando para a alegria de muitos. E se a intenção é fazer todo mundo se sentir bem, estar em plena saúde e estado de bem estar também faz parte da festa. Somente assim podemos aproveitar ao máximo cada momento de nossa vida.

A última coisa que a gente quer é sentir cansaço, moleza ou qualquer estado físico de fadiga que nos faça perder a oportunidade de aproveitar a festa. Desagradável também seria olhar na balança no final de toda essa farra e descobrir que, pelo menos por alguns meses, ficarão as “lembranças” da comemoração acumuladas.

Para que esse tipo de situação não aconteça, certas considerações não podem ficar de fora. A Belnatur separou algumas dicas especialistas para você curtir muito sem se arrepender de nada! Confira:

Pra ter bastante energia, é preciso ALIMENTAR-SE BEM

Nada mais justo do que uma refeição reforçada para ter bastante energia. Mas reforçada não quer dizer excessiva e muito menos desleixada. Muitas vezes, uma refeição leve pode oferecer o dobro de energia do que uma repleta de massas e gorduras. Basta saber os alimentos certos para consumir.

Coma bastante vegetais, frutas e legumes para ajudar na absorção dos nutrientes e invista em uma dieta rica em proteínas nesses dias de alto gasto energético. Uma alimentação equilibrada e um intestino em saudável funcionamento são as chaves para o bem estar e geração de energia.

E entre uma farra e outra, é fundamental FAZER UM LANCHE SAUDÁVEL

Embora não faltem ambulantes, barraquinhas e opções fáceis de lanche nos bloquinhos, fique longe da comida de rua. Elas costumam ser muito gordurosas e não sustentam devidamente. Isso quer dizer que você consumirá muito mais calorias e sentirá fome rapidamente.

Opte por lanches saudáveis e práticos na bolsa para caso a fome bater no meio da farra. Barrinhas de cereais, grãos e frutas desidratadas são ótimas opções, como falamos no artigo “Os melhores alimentos para se ter na bolsa”.

Saudável é ter equilíbrio e DESCANSAR CORRETAMENTE

Dormir é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Sem um apropriado descanso, diversas funções metabólicas ficam comprometidas e isso pode atrapalhar não apenas na sua saúde, como também na sua dieta.

Dormir mal eleva os níveis de cortisol, hormônio que contribui para o acúmulo de gordura nos tecidos. Mesmo em meio à farra, procure ter algumas horas de relaxamento e um sono reparador, que reponha verdadeiramente a sua energia.

Mas só aproveita de verdade mesmo quem sabe BEBER COM MODERAÇÃO

Bebidas alcoólicas afetam todo o organismo. Elas causam retenção hídrica e podem influenciar em todo o processo digestivo e metabólico durante alguns dias. Para aqueles que estão em dieta, o álcool é ainda pior por seu alto valor calórico.

Isso não quer dizer que você precise passar longe da bebida. É só saber a quantidade certa e não exagerar. Defina, antes de sair de casa o quanto você beberá e vá distribuindo ao longo do dia. Assim você pode curtir sem sair da dieta e sem o risco de passar da conta!

E nunca, jamais, em hipótese alguma, esquece de SE HIDRATAR

Não precisa nem falar muito, né? Água é vida. E a desidratação é um dos riscos mais perigosos nesse período de festa. As consequências da falta de minerais e líquido são inumeráveis e muitas vezes inimagináveis. Basta lembrar que esse elemento compõe mais de 70% do nosso corpo!

Lembre-se de tomar ainda mais água do que o habitual e coma alimentos ricos em minerais como potássio, magnésio e zinco. Afinal, em meio à “suadeira” da dança, você pode acabar perdendo alguns eletrólitos. Opte por frutas e legumes de todos os tipos, especialmente nesse período!

E então, o que achou dessas dicas? Agora que você lembrou tudo o que precisa fazer para festejar com segurança e muita saúde, é hora de começar a se preparar o bloquinho.

Que animação!

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